Por que os cabelos ruivos escurecem / clareiam com o passar dos anos?

Tudo se resume basicamente à proteína MC1R formada. Dependendo do grau de atividade da mesma, a proporção de melanina (eumelanina e feomelanina) irá definir a cor dos cabelos. No caso das pessoas ruivas, elas possuem variações da MC1R que são recessivas e que produzem uma quantidade maior de feomelanina e pouca quantidade de eumelanina, por conta disso os cabelos vermelhos.


Porém, em algumas pessoas, a proteína MC1R pode alterar o seu ritmo de atividade, aumentando ou diminuindo as suas ações com o passar dos anos, fazendo com que as proporções de eumelanina e feomelanina mudem e, consequentemente, essa alteração da atividade provoque a mudança na cor dos fios de cabelo.
Esse fenômeno não é exclusivo dos ruivos. Pessoas com outras cores de cabelos também enfrentam a mesma situação. Por isso muitas pessoas nascem ruivas ou loiras e com o passar dos anos tornam-se morenas ou vice-versa.

A cor dos cabelos depende principalmente da melanina produzida por células que estão junto à raiz do cabelo, chamadas melanócitos. Algumas crianças têm a cor dos cabelos bem definida desde pequenas. Já outras nascem com poucos melanócitos junto à raiz, e o resultado são cabelos claros, diz o dermatologista José Marcos Pereira, da Santa Casa de São Paulo.


O cabelo com pouco pigmento (tanto feomelanina quanto eumelanina) aparece mais claro. Com o tempo dá-se uma maior proliferação de melanócitos, que passam a produzir mais melanina e, assim, os cabelos escurecem. Um fenômeno parecido pode ocorrer com a cor dos olhos, que às vezes são mais claros nos bebês também por falta de pigmentos.
Um estudo de 1975, de autoria de Matheny & Dolan, sugeriu que a data em que o cabelo começa a escurecer pode variar entre as pessoas, dependendo de sua genética.
Ainda, o início do escurecimento dos cabelos pode estar diretamente ligado ao aumento da produção de hormônios durante a puberdade. Entretanto, embora a hipótese de que existe uma forte ligação entre o escurecimento da cor do cabelo e os níveis hormonais exista, ainda não fora encontrada uma resposta explicando exatamente como isso funciona.

O uso de medicamentos também pode determinar uma mudança. Os que previnem a malária costumam clarear o cabelo, já os que combatem a epilepsia podem escurecê-lo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *