História

184062_386942611376341_1663479296_n

O Ruivos Mania foi criado com o intuito de reunir os ruivos naturais do Brasil inteiro. O grupo nasceu de um blog, fundado em janeiro de 2010, que buscava esclarecer diversas dúvidas sobre o rutilismo, trazendo curiosidades, notícias, apelidos, entre outros assuntos relacionados ao “gene ruivo”, tentando diminuir o preconceito enfrentado, por razão da falta de informações sobre os cabelos vermelhos, que representam apenas 2% da população mundial.

A ideia de reunir o maior número de ruivos naturais possíveis em um único lugar ganhou vida, quando, ainda em 2010, foram criados três perfis no Orkut, que juntos congregavam mais de 3.000 ruivos naturais, onde ruivos, que antes se sentiam minoria ou mesmo nunca tinham visto outro ruivo em suas cidades, trocavam experiências de vida por meio de grupos de bate-papo criados a partir dos perfis e exibiam a sua ruivisse em concursos e álbuns.

Já em 2011, o RuivosMania se transformou em um grande grupo no Facebook, contando com milhares de membros em um número que cresce a cada dia, e com a maior facilidade de interação proporcionada pela rede social, conseguimos promover encontros em diversos estados do Brasil e, desde 2012, passamos a realizar um Encontro Nacional de Ruivos Naturais, que repetido todos os anos na mesma data, 07 de setembro (data em que é comemorado o Dia dos Ruivos em Breda, na Holanda), almeja unir ruivos de todas as partes do país.

Atualmente, o grupo possui membros de todos os estados brasileiros (do Acre ao Rio Grande do Sul), bem como ruivos naturais de outros países (ex: Argentina, Portugal, Peru, México, Estados Unidos…), que acabaram construindo um forte laço de amizade, por conta da “irmandade capilar”.

Os cabelos ruivos são tão raros no mundo, que a identificação com pessoas que provavelmente tiveram a mesma história de vida que você em razão dos cabelos de fogo é quase que imediata. Só um ruivo sabe o que o outro passou no período da escola, por exemplo, com os apelidos, os preconceitos enfrentados por representarem uma minoria ou mesmo características físicas e genéticas muitas vezes compartilhadas em razão da mutação genética que dá origem aos cabelos ruivos, como a presença de sardas e pele muito clara.

Então, todos os ruivos naturais do mundo que procuram saber de onde vieram e pra onde vão, bem como aqueles que se interessam pelo assunto. Sintam-se em casa!